Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 
Notícias

JARAGUÁ DO SUL - SC, 11 DE SETEMBRO DE 2024.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110519)09-24

CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA DOS BANCÁRIOS 2024 - CONTEC E BANCO DO BRASIL ASSINAM ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2024/2026.

 Nesta quarta-feira (11), a CONTEC e o Banco Do Brasil assinaram em Brasília-DF, o Acordo Coletivo de Trabalho vigente entre 2024/2026. A assinatura, que foi Aprovada por 78,75% dos Sindicatos ligados à CONTEC, garante todos os avanços conquistados durante a Campanha Salarial Unificada deste ano. 

Entre as principais Cláusulas alcançadas está o Reajuste Salarial com Ganho Real e o Pagamento Antecipado da PLR, previsto para esta Sexta-feira (13). 

“A assinatura do ACT dos Bancários do Banco Do Brasil é fundamental para selar este momento de intensas negociações.” disse o Presidente Lourenço F. Do Prado. 

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos Bancários e Bancárias do Banco Do Brasil, com validade até o dia 31 de Agosto de 2026, conquistado no âmbito da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024, preserva todos os direitos e traz novos avanços aos Trabalhadores. 

O ACT foi conquistado após dez rodadas de negociação com o Banco Público e foi Aprovado pelos Bancários e Bancárias do Banco Do Brasil, de Sindicatos ligados a CONTEC, com 78,75% de Aprovação, em Assembleias realizadas no dia 05/09/24.  

A renovação do nosso ACT é uma conquista do Funcionalismo do BB e da Organização do Movimento Sindical Bancário. O Movimento Sindical Bancário seguirá na luta permanente por melhores condições de Trabalho, Direitos e Valorização do Funcionalismo do Banco Do Brasil, informa o Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC, Sr. Odilon Fernandes. 

CONFIRA ABAIXO OS PRINCIPAIS AVANÇOS CONQUISTADOS NO NOVO ACT DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL:

 ELEVAÇÃO DO TETO DA PLR: 

•          A partir da próxima PLR estará valendo a Nova Regra, com Limite de Sete Salários por Ano. 

•       O BB se comprometeu a fazer o Pagamento da Antecipação da PLR após Três Dias Úteis da Assinatura do Acordo, neste caso pagará no dia 13/09/24. 

REDE DE NEGÓCIOS: 

•          Revisão dos Cargos deAassistente de Negócios, Supervisor de Atendimento e Caixas. 

•          Serão abertas Quatro mil vagas para Nova Função, com jornada de 6 horas e Salário será Maior que o dos Caixas. 

•          Os Caixas serão Priorizados na Concorrência. 

•          Serão criadas 2,7 mil vagas para o Cargo de 8 horas, que terá Salário Superior ao de Supervisor de Atendimento. 

•          Além disso, na Rede de Negócios, serão abertas 500 vagas de Gerente de Relacionamento. 

•          Mais de 11 mil funcionários serão impactados pelo Aumento Salarial. 

REDE DE APOIO: 

•          Aumento do Valor de Referência dos Cargos de Assistente Júnior e Assistente Pleno. 

•          Cerca de 4 mil Funcionários serão impactados por este aumento. 

CAIXAS: 

•          O BB assumiu o compromisso de manter a Gratificação de Caixa, até Dezembro de 2024, para os Agentes Comerciais que vinham recebendo esta Gratificação. 

•          Os Caixas serão priorizados nas concorrências para Novas Vagas de Assistente de 6 horas e o Salário da Função será Reajustado para Valor Superior ao Atual (salário + Gratificação) dos Caixas. 

•          Os Caixas que continuarem na Função seguem fazendo jus à Gratificação. 

•          Os caixas com mais 10 anos de Função terão a Gratificação Incorporada. 

•          O BB irá instituir um Programa de Qualificação para as Novas Funções. 

REDUÇÃO DE JORNADA PARA PAIS E RESPONSÁVEIS POR PCD: 

•          Redução de 2 horas na jornada de trabalho para funcionários, pais e responsáveis por PCD, que cumprem 8 horas diárias. 

•          Redução de 1 hora na jornada de trabalho para funcionários, Pais e Responsáveis por PCD, que cumprem 6 horas diárias. 

BANCO DE HORAS NEGATIVAS (COVID-19): 

•          Anistia das horas para Funcionários com 60 anos ou mais, Funcionários Afastados por Licença Saúde, Pais de Filhos com Deficiência, e Funcionários que faziam parte do Grupo de Risco da Covid. 

•          Para Funcionários do Grupo de Risco, a Anistia das Horas dependerá de terem cumprido pelo menos 30% das horas até Maio de 2025, quando se encerrou o Acordo Relacionado à Pandemia. 

DESLIGAMENTO MOTIVADO: 

•          Inclusão no ACT das regras para desligamento motivado pela CONTEC foi Suprimida a referida Cláusula. 

FUNCIONÁRIOS ORIUNDOS DE BANCOS INCORPORADOS: 

•          O BB se comprometeu a resolver as questões relacionadas à Saúde e Previdência dos Funcionários oriundos dos Bancos Incorporados até 31 de Julho de 2025. 

•          Reuniões Bipartites Trimestrais serão realizadas para discutir o tema. 

TELETRABALHO NOS ESCRITÓRIOS DE NEGÓCIOS: 

•          Dobrar a quantidade de Escritórios que realizam TRI e assegurar que, a partir do final do ano, pelo menos um Escritório em cada Estado faça esse Trabalho. 

PLATAFORMA CONEXÃO: 

•          Todos que superarem seus indicadores receberão uma Premiação. Caso essa regra estivesse em vigor no segundo semestre de 2023, cerca de 40 mil Funcionários a mais teriam sido premiados. 

ENCARREIRAMENTO: 

•          Redução do prazo para a Concorrência para 12 meses na Nomeação de Diversas Funções na Rede de Varejo. 

•          BB também irá Retirar a Trava de 10% de Claros para casos de Ascensão. 

PRAÇAS DE DIFÍCIL PROVIMENTO: 

•          Para incentivar a Movimentação de Funcionários para Localidades de Difícil Provimento, o BB propõe um Incentivo Pecuniário por 12 meses, em Valores Crescentes. 

COMITÊ DE ÉTICA PARITÁRIO: 

•          Comitê de Ética Paritário, com Dois Eleitos pelos Funcionários e Dois Indicados pelo Banco. 

VIGILANTES: 

•          Volta dos Vigilantes, já em Setembro, em Todas as Unidades de Varejo, com Numerário ou Não. 

VERBA DE VIAGENS: 

•          O Banco Do Brasil sugere Elevar a Verba Destinada a Viagens a Serviço, com uma Revisão Bianual dos Valores. 

O ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR – INPC: Com queda de 0,14% em Agosto 2024, de 0,40 ponto percentual abaixo do resultado observado em Julho 2024, (0,26%). No ano, o INPC acumula alta de 2,80% e, nos últimos 12 meses, de 3,71%, abaixo dos 4,06% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em Agosto de 2023, a taxa foi de 0,20%. Com a queda do INPC registrada em Agosto 2024, o Reajuste Salarial conquistado pelos Bancários para 2024, na Campanha Salarial Unificada Dos Bancários 2024, de 4,64%, representa Aumento Real de 0,90% nos Salários, VA e VR, PLR e Todas as Demais Verbas. 

“A queda da inflação em Agosto 2024, que fez com que a inflação ficasse abaixo da taxa que havia sido projetada para o período de 12 meses anteriores à Data Base da Categoria Bancária, elevou o Ganho Real da Categoria (acima da inflação) para 0,90%”, explica o Presidente do SEEB JGS E REGIÃO SC. 

O Aumento Real dos Bancários para 2024, agora definido em 0,90%, é uma conquista do Movimento Sindical Bancário com Manutenção de todas as Cláusulas conquistadas em CCT e ACTs de Bancos Privados e Públicos, que enfrentou tentativas dos Bancos de impor Reajustes com Perdas Salariais, divisão da Categoria e desrespeito à Data Base. Neste momento adverso conquistamos Aumento Real para 2024 e 2025, mantivemos todos os nossos direitos, e avançamos em 10 novas Cláusulas Sociais”, acrescenta. 

Para 2025, o Aumento Real dos Bancários está garantido: 0,6% (reposição da inflação, medida pelo INPC, e mais 0,60% de ganho real) nos salários, VA e VR, PLR e Todas as Demais Verbas.

  

FONTE: SEEB JGS E REGIÃO SC.

  

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

1163 Visualizações

Galeria de fotos

Mais Lidas »