Data: 31/07/2025

JARAGUÁ DO SUL - SC, 31 DE JULHO DE 2025.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110601)07-25

BANCO DO BRASIL APRESENTA PROPOSTA DE MIGRAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE E PREVIDÊNCIA PARA INCORPORADOS.

Em reunião realizada nesta terça-feira, 30 de julho de 2025, o Banco do Brasil apresentou à CONTEC e Representantes Sindicais proposta referente à Migração dos Planos de Saúde e Previdência dos Funcionários oriundos de Bancos Incorporados (BNC, BESC e BEP). A proposta atende a compromissos assumidos na Negociação Coletiva de 2023 e visa à integração dos empregados no âmbito dos planos geridos pela Previ e pela CASSI. 

Previdência: Planos serão Incorporados à Previ - O Banco informou que pretende transferir a gestão dos planos atualmente administrados pela PREVIBEP, FUSESC e ECONOMOS para a PREVI, mantendo as regras vigentes de cada plano. A migração administrativa trará, segundo o Banco, ganhos de escala, redução de custos e maior segurança para os participantes. Após a transição, os funcionários ativos poderão optar pela adesão ao plano Previ Futuro, que adota a nova Tabela PIP recentemente aprovada. 

A medida é considerada um avanço histórico, atendendo a pleito antigo das Entidades Representativas, embora ainda careça de prazos e esclarecimentos operacionais. 

Saúde: CASSI será aberta para os Funcionários egressos dos Bancos Incorporados - Quanto ao plano de saúde, o Banco anunciou que, após a conclusão da revisão do modelo de custeio da CASSI, será aberta a possibilidade de migração para o plano de associados. A migração, entretanto, seguirá as regras vigentes no novo estatuto da CASSI, ainda em discussão, não havendo garantia de extensão do direito ao pós-laboral, atualmente restrito a quem ingressou na CASSI até 2018. 

Segundo informado, a adesão será opcional para os empregados da ativa, porém os planos atuais poderão se tornar inviáveis no futuro, a depender do volume de migrações. O Banco não apresentou definição sobre reabertura futura ou possibilidade de retorno.

Reivindicações sindicais: inclusão, Segurança e Tempo de Serviço - Durante a reunião, os Dirigentes Sindicais enfatizaram que a proposta do Banco, embora avance em parte, não contempla todas as reivindicações históricas dos Funcionários. Destacaram, entre outras, a ausência de previsão de pós-laboral nos novos moldes da CASSI, o risco de extinção dos Planos Atuais e a necessidade de considerar o Tempo de Serviço nos Bancos Incorporados para fins de pontuação e progressão na carreira, inclusive na tabela PIP. 

Desde a Incorporação dos Bancos, em 2009, até os dias atuais, muitos empregados oriundos dessas instituições já se aposentaram como Funcionários do Banco do Brasil. No entanto, para esses aposentados, o Banco não ofereceu qualquer possibilidade de migração para a CASSI. Trata-se de uma situação grave, pois esses trabalhadores atuaram no Banco do Brasil, aderiram ao seu regulamento interno, mas foram impedidos de exercer o direito de opção pela CASSI. 

Agora, discute-se a possibilidade de que os Empregados ainda na Ativa possam se associar à CASSI. Contudo, permanece sem resposta a situação daqueles que se Aposentaram nesse intervalo. É imprescindível que o Banco do Brasil também se manifeste sobre esse grupo e apresente uma solução justa e adequada. 

O Coordenador da Comissão, Gilberto Vieira, reiterou a importância de garantir segurança para migração, transparência e clareza aos empregados que terão de optar por caminhos irreversíveis, especialmente no que se refere aos efeitos da migração sobre a cobertura de saúde na aposentadoria. 

Compromisso de continuidade e diálogo: Ao final, foi firmado compromisso de que o Banco manterá reuniões mensais com a CONTEC e Entidades Sindicais para acompanhamento dos desdobramentos, detalhamento técnico das medidas anunciadas e construção conjunta de soluções. 

A CONTEC continuará acompanhando de forma atenta e responsável todos os desdobramentos, reafirmando o compromisso com a defesa intransigente dos Direitos dos Bancários. 

Representaram o Banco do Brasil na reunião: Fabrizio Bordalo (Gerente Executivo da Gepes), acompanhado de Fabrício (Gerente de Soluções – Dipes), Carlos Alberto (Assessor – Dipes), Andréia, Cesar, Julio César e Felipe (Gerentes Executivos e de Soluções – UPE) e Juliana (Assessora da Diretoria de Marketing e Comunicação).

Representaram a CONTEC na reunião: o Coordenador da Comissão de Negociação, Gilberto Antonio Vieira, o Secretário-Geral da CONTEC, Davi Zaia e os dirigentes Carlos Souza, Dejair Besson, Marco Antônio, Rogério Marques (FEEB-SP/MS), Luiz Francisco Cardoso, Mário Sérgio Visentainer, Michael da Silva (FEEB-SC), Ivanilson Batista Luz (FEEB GO/TO), Adelmo e Alberto Flávio (FEEB-AL/PE/RN).

 

FONTE: CONTEC.

  

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

  Imprimir Página