Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 
Notícias

JARAGUÁ DO SUL - SC, 30 DE JULHO DE 2025.

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110600)07-25

BB APRESENTARÁ PROPOSTA AOS EGRESSOS EM 30/07/25. 

Chegamos à semana decisiva para os egressos dos bancos incorporados, depois de longos 17 anos de espera para os Besquianos. Na nossa última campanha, depois de muitos debates, o Banco do Brasil acenou com o compromisso de apresentar uma solução para as pautas de saúde e previdência destes colegas até a próxima quinta-feira, 31 de julho. 

Um grupo técnico de trabalho foi criado pelo banco para conduzir os trabalhos com reuniões trimestrais de acompanhamento por parte dos representantes da CEBB que, finalmente tem como resultado a tão esperada proposta aos egressos dos bancos incorporados, que será apresentada aos representantes da CEBB nesta quarta-feira, 30. 

Os egressos esperam por um tratamento justo e igualitário há anos, pois contribuem para o resultado do banco desde que foram incorporados. Além disso, do ponto de vista das cobranças por metas não há distinção alguma se o funcionário é incorporado ou não. 

Ainda há a necessidade de um olhar cuidadoso por parte do banco, inclusive àqueles que não optaram pelo plano de cargos e salários, e igualmente àqueles que fazem parte dos planos de saúde e previdência adotados por ele. 

Boa parte daqueles que contribuíram com o Banco do Estado de Santa Catarina a se manter de pé até a incorporação, e que não seguiram com ele, igualmente são responsáveis pelo sucesso dessa decisão a época, que passou primeiramente pela federalização, ou seja, muitos serviram inclusive ao mesmo controlador e, neste momento, passam por dificuldades principalmente com as formas de custeio dos planos atuais. 

Estes colegas não podem ser esquecidos. Muito pelo contrário, há de se valorizar aqueles que entregaram muito amor e trabalho a um banco que serviu a toda a sociedade catarinense. 

Segundo o representante da Fetrafi-SC na CEBB, Marcelo Reclinde de Souza Peres, “a incorporação de fato só acontece quando o incorporador tem cuidado em tratar os funcionários e ex-funcionários do incorporado dentro da ótica de fazer parte de um todo, haja visto que são participantes dos mesmos planos de saúde e previdência adotados pelo mesmo, que foram responsáveis pela construção, pelo resultado e pela herança organizacional do antigo Besc incorporando todo o capital social deixado por ele.” 

Nas questões de saúde e previdência, há de se considerar que os egressos esperam ter os mesmos direitos que todos aqueles que eram funcionários do Banco do Brasil naquela época, incluindo na pauta da saúde o pós-laboral e na previdência uma compensação financeira por estar todo este tempo sem a política da PIP, na qual o banco recentemente alterou as regras passando a beneficiar todo o corpo funcional, mas, mais uma vez, deixando os egressos de fora. 

A Fetrafi-SC, assim como todos os seus sindicatos filiados e todo o movimento sindical, cobra isonomia no tratamento dos direitos dos funcionários dos bancos incorporados principalmente nas questões de saúde e previdência para que se concretize de fato a incorporação, pois já são quase 20 anos de espera por um solução que contemple todos os egressos.

  

FONTE: FETRAFI SC.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

32 Visualizações

Galeria de fotos

Mais Lidas »