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JARAGUÁ DO SUL - SC, 20 DE JULHO DE 2023. 

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110421)07-23

CONTEC E CAIXA DEBATEM CELERIDADE EM DEMANDAS DE EMPREGADOS.

A Representação dos Empregados cobrou, durante reunião do GT de Condições de Trabalho realizada nesta terça-feira (18), maior celeridade e soluções efetivas da Caixa Econômica Federal. Esta é a quarta reunião deste Grupo de Trabalho. Tivemos avanços em alguns temas, mas os casos prioritários, como a situação da Saúde Psíquica dos Empregados, continuam sem sequer serem tratados nas reuniões, inclusive ainda não foi repassado os números dos Empregados afastados e qual o motivo do afastamento, que são causados principalmente na busca por alcançar as metas abusivas estipuladas a cada período. 

Gestão pelo medo acabou ? A Representação dos Empregados também questiona a afirmação do Banco de que a Gestão pelo Medo Acabou na Caixa. “O Banco alardeia que a Gestão pelo Medo na Caixa acabou. Este pode ser um desejo da nova Gestão, mas, efetivamente, não é verdade. Temos avanços sim, mas não o suficiente para acabar com as Cobranças Abusivas de Metas. 

Mesa de negociações: Temos previsão de Mesa de Negociação apenas do Saúde Caixa tendo em vista que o Acordo do Plano vence em 31/08/23. Precisamos avançar em outros temas, principalmente quando o GT-Grupo de Trabalho não avançar e necessitar de uma decisão em Mesa de Negociação com as Confederações. 

Dentre os assuntos que queremos discutir e debater estão: Plano de Funções Gratificadas (PFG) e os desdobramentos de Encarreiramento na Mesa de Negociações, assim como o Teletrabalho, que está no Acordo Coletivo, mas que não tem sido cumprido totalmente pela Caixa e a Funcef (Fundação dos Economiários Federais – o Plano de Previdência dos Empregados Caixa). 

Outras cobranças: Contratação de mais empregados para sanar o problema de sobrecarga; Atas das reuniões do GT; Universidade Caixa precisa chegar realmente às unidades e ser acessível, com tempo disponível para estudo durante o expediente e cursos presenciais; Solução para problemas de sistemas e equipamentos obsoletos; Calendário para mesas de negociações; Negociação sobre o Saúde Caixa; Retirada do “Fique bem” do “Conquiste”. CCV para conflitos, evitando-se a judicialização; Adaptar e acrescentar a pontuação acumulada para períodos seguintes, evitando a perda de pontuação (prêmios) pelo não atingimento de metas no período. 

Informações e cobranças: A Caixa trouxe informações sobre o acesso remoto ao sistema interno, sobre a “trilha de saúde” e sobre Pessoas com Deficiência (PCDs) empregadas pelo Banco, que atingiu os 5% obrigatórios por lei. Segundo o Banco, dos 86.473 Empregados, 5,01% (4.329) são PCDs. “Nossa atuação foi fundamental para que o Banco cumprisse a meta de 5% de Empregados PCDs. Também tivemos importantes avanços no acesso remoto para Empregados e até Dirigentes Sindicais, mesmo tendo alguns problemas a serem resolvidos 

Os empregados lembraram que: Muitas vezes, mudanças no sistema não funcionam devido à qualidade dos equipamentos, que travam e há queda do sistema; Gestores dividem metade da atuação do Teletrabalho em Home Office e a outra Presencial, para evitar o pagamento do adicional estipulado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria; A falta de prioridade para PCDs e Pais de PCDs e Crianças com até seis anos de idade para o Teletrabalho, conforme definido no Artigo 75-F da CLT, bem como a não redução da jornada para este grupo.

  

FONTE: CONTEC.

  

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

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