JARAGUÁ DO SUL - SC, 27 DE MARÇO DE 2023.
INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110389)03-23
COE ITAÚ SE REÚNE COM REPRESENTANTES DO BANCO.
A Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú, esteve reunida presencialmente nessa quinta feira (23/03/23) em João Pessoa-PB, com Representantes do Banco para discutir diversos assuntos de interesse dos trabalhadores.
A pauta foi definida em conjunto com Relações Sindicais do Banco e foram abordados os seguintes temas:
- ACORDOS PENDENTES DE RENOVAÇÃO: Teletrabalho, Sistema Alternativo de Jornada de Trabalho e Termo de Quitação das Anotações de Registro de Ponto Eletrônico e Horas Extras (Três em Um), Auxílio Educação e Participação Complementar nos Resultados - PCR.
O Banco concluiu nova redação para o Acordo do Teletrabalho, Sistema Alternativo de Jornada de Trabalho e Termo de Quitação das Anotações de Registro de Ponto Eletrônico e Horas Extras.
As Minutas dos referidos Acordos serão disponibilizadas em breve para avaliação das Bases.
O Banco se colocou à disposição para esclarecimentos sobre os acordos pendentes;
- PDV: Não há previsão para um PDV. No entanto, face as reivindicações apresentadas, os Representantes do Banco se comprometeram levar esse assunto para a Diretora Executiva;
- GERA: O programa de remuneração variável adotada atualmente pelo Banco possui falhas.
Os Dirigentes Sindicais apontaram diversos problemas quanto ao cumprimento de metas entre eles o ajuste das mesmas quando o colaborador entra em férias. Há casos em que há o aumento do pacote dos produtos, o que não deveria acontecer, conforme regras do próprio programa.
Outro assunto correlato é a forma desumana como alguns Gestores cobram o atingimento de Metas. Várias denúncias de Assédio foram relatadas na Reunião.
O Banco assumiu o compromisso de analisar todos os casos que foram informados. Segundo os Representantes de Relações Sindicais, esse tipo de conduta não deve ocorrer e os casos apontados serão devidamente apurados em conjunto com canais Institucionais do Banco.
Ainda, o COE sugeriu ao Banco que fosse criado um curso preparatório para gestores. Afinal, o Banco é feito por pessoas e, por essa razão todas devem estar preparadas para uma gestão saudável e respeitável no ambiente de trabalho;
- FECHAMENTO DE AGÊNCIAS: O Banco informou que o processo de fechamento de agências é estratégico e que segue as tendências do mercado financeiro. Representantes do Banco disseram que as agências físicas são necessárias e tem seu público e por isso vão continuar a existir;
- DEMISSÕES DE FUNCIONÁRIOS EGRESSOS DO BANESTADO: Vários Funcionários do extinto Banestado estão sendo demitidos sem justa causa por meio de Processo Disciplinar Administrativo.
O Banco alegou que de fato há Demissões de Funcionários, mas o número não é o apresentado pelo Movimento Sindical. Segundo Romualdo Garbos, Gerente de Relações Sindicais, existem em torno de 13 processos disciplinares em andamento para apuração de desvio de conduta.
Marina Madeira, que representa o Banco, nos informou que os casos em que os processos disciplinares que precedem as demissões são referentes a decisões judiciais de reintegração que transitaram em julgado. Atualmente o TST entende que não há mais obrigatoriedade de instaurar o processo disciplinar para posterior demissão;
- TELEMEDICINA: O banco informou que está disponível para todos os Funcionários o programa de Telemedicina;
- ASSÉDIO SEXUAL E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O COE cobrou do Banco a agilidade no tratamento e acompanhamento dos casos de violência contra a mulher, as quais estão dispostas nas Cláusulas 48 e seguintes da CCT vigente.
O Banco informou que vem cumprindo o que está na Convenção Coletiva de Trabalho, dando apoio e condições de trabalho para a vítima de Assédio e Violência Doméstica.
Marina Madeira, exemplificou que o Banco dispensa cuidados especiais nesses casos e, que inclusive a pedido, pode transferir a funcionária;
- CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Os Sindicatos vem recebendo diversas denúncias sobre o Assédio sofrido por Gestores para a obtenção do Certificado Profissional. Sabemos que desde 2018, o Banco vem exigindo a seus Funcionários o CPA-10.
O Banco concedeu o prazo de 90 dias para quem prestou a prova, mas não foi aprovado. Para aqueles que não prestaram o exame e não justificaram, o Banco emitiu advertência disciplinar, concedendo 60 dias para a aprovação.
O CPA é uma exigência do BACEN para os Profissionais que atuam na comercialização de produtos e aplicações financeiras, portanto, é imprescindível que os Funcionários que ainda não possuam a certificação, o façam o mais breve possível.
A CONTEC foi representada por seu Presidente, Dr Lourenço do Prado, que fez uso da palavra e ratificou a importância do envolvimento do Movimento Sindical nas questões que envolvem as condições de Trabalho e Saúde dos Funcionários.
O Banco foi Representado por Romualdo Garbos, Gustavo Barbosa, Marina Madeira e Carlos Alberto dos Santos Sobrinho.
FONTE: COE CONTEC ITAÚ.
O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES.