Fale Conosco Sindicalize Editais Balancetes Formulários Movimento Sindical e Social Quem Somos



Principal Convênios Acordos e Convenções
Convênios Acordos e Convenções Fale Conosco Sindicalize Formulários Arcordos e Convenções Editais Movimento Sindical e Social Balancetes e Despesas Quem Somos
 

Notícias


JARAGUÁ DO SUL - SC, 27 DE MARÇO DE 2024. 

 INFORMATIVO BANCÁRIO Nº (110461)03-24 

7ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS FINANCIÁRIOS APROVA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES.

Representantes de sete Federações de Trabalhadores do Ramo Financeiro de todo o País reuniram-se na 7ª Conferência Nacional dos Financiários, e aprovaram a Pauta de Reivindicações. O encontro ocorreu nesta terça-feira 26, na Sede da Contraf-CUT.  

Após ratificado pela categoria, por meio de assembleias organizadas pelos sindicatos, a Pauta de Reivindicações será entregue e negociada com a Fenacrefi, Sindicato Patronal que Representa as Financeiras. O objetivo é a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho – instrumento onde estão clausulados todos os direitos e benefícios da categoria. 

“É difícil mobilizar as financeiras [para se sentaram na mesa de negociação]. Hoje temos um número que não chega a sete mil representados pela nossa Convenção Coletiva de Trabalho, de um total de um milhão de trabalhadores que operam crédito. É um trabalho árduo, difícil, e a Fenacrefi também passou por mudanças. Vamos aproveitar o máximo da nossa experiência para organizar o ramo financeiro, levando em consideração a transformação que o setor vem passando, e que também nos faz pensar em um novo modelo de sindicalismo”, enfatizou Jair Alves, Coordenador do Coletivo dos Financiários da Contraf-CUT. 

PRINCIPAIS PONTOS DA PAUTA APROVADA: Reajuste salarial e da PLR pelo INPC/IBGE auferido entre Junho de 2023 e Maio de 2024, mais Aumento Real de 5%;

Aumento do valor da parcela adicional da PLR, com a proibição da compensação de valores dos programas próprios; Aumento diferenciado nos Vales Alimentação e Refeição pelo INPC de Junho de 2023 a Maio de 2024, mais 7% de Aumento Real (cálculo que leva em consideração a inflação da alimentação fora de casa e domiciliar); Manutenção de todas as cláusulas sociais garantidas pela CCT atual, com avanços e melhorias; como períodos maiores de estabilidade no emprego; Cláusula de prevenção ao assédio moral e sexual; Igualdade de oportunidades; Vigência de Dois Anos da CCT – a convenção vigente tem validade de 1º de Junho de 2022 a 31 de Maio de 2024. A Data-base (período do ano em que patrões e empregados representados pelos Sindicatos se reúnem para negociar a CCT) da Categoria Financiária é 1º de Junho; Auxílio-transporte/auxílio-combustível para deslocamento noturno; Vale-transporte com percentual diferenciado e mais vantajoso ao empregado; Abrangência da CCT para todos os Empregados que atuam em financeiras, prestadoras de serviços de crédito, administradoras de cartões de créditos, promotoras de venda e crédito, sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo, empresas de arrendamento mercantil etc.; Folga assiduidade de 5 dias por ano; Definição de regras para o Teletrabalho, incluindo ajuda de custo de R$ 500 por mês, a ser reajustado; Garantia de as Empresas concederem vacinas contra gripes e demais epidemias, a Empregados e Dependentes. 

Durante a conferência, também foi aprovada a arte da comunicação da campanha, visando a mobilização e a participação da categoria; e o calendário para as próximas etapas. 

9 E 10 DE ABRIL: Assembleias deverão ser realizadas pelos Sindicatos a fim de aprovar, junto às suas Bases, a Minuta que foi aprovada na Conferência; e Autorizar os Sindicatos a Negociar com a Fenacrefi; 

ATÉ O FIM DE ABRIL: Entrega da pauta à Fenacrefi. A partir daí será reivindicado um Calendário para início das Negociações.

A 7ª Conferência Nacional dos Financiários representa mais uma etapa da Campanha Nacional 2024, que teve seu início com a Consulta Nacional, realizada de 11 a 23 de Março. 

CONSULTA NACIONAL: Os resultados da Consulta Nacional foram o tema da primeira mesa do evento. A economista Catia Uehara, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apresentou as preferências da categoria para a campanha. 

Dos respondentes, 81,3% priorizam aumento real no salário, 72,5% escolheram reajuste diferenciado no VA e no VR e 62,1% responderam aumento da PLR. Cada respondente poderia escolher até três itens. 

Nas questões sociais, as três opções mais citadas foram manutenção de direitos (61%), igualdade de oportunidades (29,7%) e melhores das condições de trabalho (27,5%). 

Para conquistar tudo isso, 91% dos Trabalhadores que responderam à pesquisa acreditam que a responsabilidade é de todos os Financiários e estão dispostos a: conversar com colegas de trabalho sobre as reivindicações da categoria (43,4%), participar de reuniões e assembleias (39,6%) e participar de protestos e manifestações virtuais, como tuitaços e campanhas por redes sociais (32,4%). 

Neste ano houve um aumento significativo na participação da consulta. 

PERFIL DA CATEGORIA FINANCIARIA: Durante a conferência foi traçado um perfil da categoria, baseado na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados revelam que em 2022, ano da última publicação da Rais, a categoria atingiu seu maior patamar histórico, com 8.381 trabalhadores. A distribuição entre sexo é equilibrada: 51% mulheres e 49% homens. A maioria dos trabalhadores (70%) possui entre 30 e 49 anos e ensino superior completo (87,7%). 

“A Campanha Nacional dos Financiários é uma etapa muito importante no sentido de garantir e ampliar os direitos dos Trabalhadores de Empresas Financeiras. Precisamos estar organizados para uma campanha forte e que resulte na ampliação de direitos. E eles devem estar mobilizados para garantir seus direitos e conquistar a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho”, afirma Ana Marta Lima, Diretora Executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

  

FONTE: SEEB SP.

 

O SEEB JGS E REGIÃO SC, POSSUI ATENDIMENTO JURÍDICO AOS BANCÁRIOS E SEUS DEPENDENTES. 

52 Visualizações

Galeria de Fotos

Vídeos